Com a safra de milho em andamento, a expectativa de colheita segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é ultrapassar os 95 milhões de toneladas devido às chuvas que ocorreram nos últimos meses nas regiões produtoras da segunda safra de grãos, principalmente no Centro-Oeste, conforme divulgado no 8º Levantamento da Safra de Grãos 2018/2019, no dia 09 de maio.
Além das condições climáticas, observou-se que o cultivo da soja foi bastante adiantado nas regiões produtoras o que ajudou a chegar neste cenário divulgado pela companhia.
A produção de milho já conta hoje com um grande avanço tecnológico de cultivares, mas em contra partida ainda há uma preocupação em manter uma população de plantas ideal para não comprometer os rendimentos do grão. E no período de estabelecimentos das plantas as pragas iniciais são uma das principais causas de perda de stand de plantas.
O ataque as plantas podem ocorrer por pragas subterrâneas (ex: Coros e Larvas), ou aéreas (ex: Percevejos e Lagartas). Com o manejo integrado das pragas (MIP) é possível monitorar o comportamento desses alvos na lavoura.
Analisar essas informações em tempo hábil é fator determinante para uma tomada de decisão assertiva, já que o estabelecimento das plantas na fase inicial se dá rapidamente.
O produtor hoje pode contar com o Farmbox – Gestão Agrícola, para o acompanhamento de todos os processos e controle dos fatores que podem comprometer os rendimentos da safra (semeadura, adubação, pragas, pluviometria, e aplicações de defensivos).
Com as informações de produção decorrente do manejo da lavoura, mitigar os custos diários é um fator importante para o aumento do lucro final, já que se observa um mercado instável para a negociação das produções da safra atual.
Fonte: Conab
Comments