top of page
  • Foto do escritorFarmbox

Integração de tecnologias disponibiliza dados precisos de clima e chuvas a produtores rurais

Atualizado: 21 de jul. de 2023

Com mais informações na palma da mão, o agricultor consegue gerir melhor sua fazenda e ter mais rentabilidade


A integração do Farmbox com a Metos – Estações Meteorológicas e Soluções Inteligentes vai disponibilizar aos usuários da plataforma dados de precipitação, gerados em equipamentos com tecnologias voltadas para agricultura, que permitem confiabilidade para o planejamento e tomada de decisão de ações como plantio, aplicação de insumos e colheita no campo. Trata-se de mais uma informação essencial que os usuários do Farmbox terão para o melhor gerenciamento de suas fazendas.


Para se ter uma ideia da importância dos dados meteorológicos, o fenômeno La Niña, por exemplo, foi diretamente responsável pela grande quebra da safra no último verão nos três estados do Sul do Brasil e em Mato Grosso do Sul, onde os prejuízos atingiram mais de 70 de bilhões de reais nos cálculos mais otimistas, com perda gigantesca de produtividade em soja e milho. Uma onda de calor, favorecida pela estiagem, agravou ainda mais o cenário.


Para André Cantarelli, CEO do Checkplant, desenvolvedora da Farmbox a empresa sempre levantou a bandeira da importância das integrações. “Nesse caso da pluviometria, o ganho em agilidade e exatidão nas informações pode ser essencial para somar com os dados de gestão do campo para a tomada de decisões no timing certo. Isso gera um grande benefício para o produtor”, explica.


Segundo Felipe Candil, gestor de pós vendas da Metos Brasil, os dados de precipitação podem ser relacionados com todas as etapas da produção dentro da porteira, do plantio à pós-colheita. “Vale destacar que em todas essas etapas deve se considerar o fator de acessibilidade ao campo e o impacto que um terreno encharcado pode ter sobre a eficiência e durabilidade dos maquinários e implementos.”


Já em relação ao plantio, observa-se as entradas de chuva para conhecer o nível de umidade na lavoura permitindo ao produtor definir os momentos mais favoráveis para que se obtenha uma emergência mais vigorosa da cultura.  “Assim como no plantio, durante a safra, esses dados permitem otimizar o uso de água e energia em irrigações evitando desperdício e melhorando a sanidade das plantas com informações de qualidade que permitem um manejo de balanço hídrico equilibrado e representativo, dando às plantas a quantidade de água necessária para seu desenvolvimento”, explica Candil.

Aplicativo Farmbox.
estação meteorológica da metos.
 

Também é possível melhorar as adubações de cobertura, pois a umidade das precipitações pode indicar tanto a perda de nutrientes por lixiviação, como a capacidade dos nutrientes de se dissolverem e ficarem disponíveis para as plantas no solo. “Ainda, durante a safra os dados de chuva podem servir de indicativo para o aumento ou diminuição da pressão de pragas e patógenos, considerando-se que a umidade, juntamente com a temperatura é fator chave para o crescimento populacional de insetos ou a expansão do ciclo de doenças na lavoura.”


Já planejando a colheita, a ocorrência de chuvas influencia diretamente no nível de umidade de grãos e cereais, impactando não apenas na eficiência do maquinário durante a operação, mas também na condição e capacidade de estocagem final do produto, determinando sua qualidade, bem como o risco de ocorrência de pragas e doenças nessa etapa.


A integração vai fornecer ainda em breve os dados de histórico climático gerados pelas estações meteorológicas da Metos, juntamente com a previsão localizada. Entre as informações já  geradas pelo Farmbox estão: mapas de infestação de pragas, frequência de monitoramento a cada talhão, agenda de aplicações, estoque de insumos, previsão de colheita e de custos de produção, de produtividade e rentabilidade total ou por talhão, entre outros. “O resultado é intuitivo e rápido e todos que estão conectados à plataforma têm acesso às informações geradas no campo, que são dispostas em relatórios para que o gestor verifique quais atividades precisam ser atualizadas”, finaliza Cantarelli.

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page