top of page
  • Foto do escritorFarmbox

Vantagens de gerenciar sua lavoura com ferramentas digitais

Atualizado: 21 de jul. de 2023

Gerenciar uma propriedade agrícola é uma tarefa cada dia mais complexa, exigindo conhecimento prático e empenho por parte dos profissionais envolvidos. Muito mais do que saber produzir, é preciso conhecer a dinâmica do mercado, os estoques da propriedade, os efeitos do clima sobre a produção, os custos da operação e, principalmente, as possibilidades de aumentar a eficiência da operação.

Diante de um cenário de grande disponibilidade de informações e de necessidade de tomadas de decisão frequentes, o poder de gestão agronômica passa pela utilização de ferramentas digitais que congregam esses dados e auxiliam o produtor a ter mais assertividade em suas decisões. Por exemplo, nas condições de cultivo atuais, em que o prejuízo causado por pragas e doenças está em constante crescimento e, por outro lado, os diagnósticos seguem pouco precisos, a tomada de decisão é ineficiente. Por consequência, a operação agrícola deixa de ter os resultados esperados. 

Indo mais além, é notório que o prazo para a tomada de decisão está cada vez menor. Assim, a possibilidade de se gerenciar dados agrícolas em tempo real, ou seja, ter a lavoura na palma das mãos, apresenta muito impacto sobre a produção. Mas o que significa “ter a lavoura na palma de suas mãos”? Essa expressão representa exatamente o fato de que os principais dados relacionados ao desenvolvimento da lavoura estão disponíveis o tempo todo em um aplicativo ou interface da ferramenta de gestão para que os responsáveis pela produção possam tomar decisões sem ter que ir para o campo pessoalmente. Isso só é possível graças a funcionalidades das ferramentas que permitem que a equipe de campo insira todas as informações coletadas, que ficarão salvas na ferramenta, permitindo que os responsáveis tenham uma visão ampla do ambiente de trabalho.

Essa visão ampla passa pela análise de dados de fontes diversas, entre eles:

  1. Operacionais, como progresso da semeadura, desenvolvimento da lavoura, stand de plantas, fenologia, colheita, entre outros;

  2. Climáticos, como temperatura e pluviosidade médias;

  3. Monitoramento, como índices de ocorrência de pragas, doenças e plantas daninhas;

  4. Estoque e custos


 

A principal vantagem de se ter uma ferramenta ampla de gestão é o fato de que no campo, os fatores da produção também estão associados. Por exemplo, o direcionamento do caminhamento da amostragem de pragas, doenças e plantas daninhas permite uma melhor cobertura da área da lavoura amostrada. Por consequência, são obtidas informações mais confiáveis sobre a ocorrência desses problemas. Ao mesmo tempo, tendo em mãos as informações climáticas (que influenciam na dinâmica do progresso das pragas e doenças), as informações operacionais (se existe alguma operação programada para o pulverizador, por exemplo) e de estoque (qual produto está disponível na propriedade e em qual quantidade, nesse momento), é possível direcionar uma aplicação inteligente no local, momento e dose corretos. Assim, o monitoramento se torna mais simples e efetivo, além de ser possível retornar aos pontos amostrados para verificar a eficiência da operação. Como resultado, se tem um menor custo com as operações de manejo fitossanitário, economia de defensivos e maior produtividade da lavoura.


Fica evidente, portanto, a vantagem da digitalização da gestão. Por exemplo, a tomada de decisão é mais difícil e lenta com o uso de ferramentas convencionais, em que o monitoramento é realizado em pontos aleatórios e não georreferenciados, com planilhas físicas em papel, que posteriormente têm que ser inseridas em um sistema, representando um trabalho extra que demanda mais tempo e mão-de-obra e oferece maior possibilidade de erros.

 

Desse modo, segundo relatos de produtores que adotam ferramentas digitais de gestão, a possibilidade de se ter relatórios completos na forma de gráficos de diferentes talhões, ou até mesmo diferentes propriedades, representa uma economia de tempo e faz com que eles tenham confiança nas decisões tomadas, resultando em economia de recursos e maior lucratividade com a atividade.

imagem das telas do Farmbox

E você? Está esperando o que para adotar ferramentas digitais de gestão e conseguir resultados ainda melhores com sua lavoura?

 

56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page