top of page
  • Foto do escritorFarmbox

Pragas da soja: Lagarta-elasmo ou broca de colo

Atualizado: 26 de jul. de 2023


Nome científico: Elasmopalpus lignosellus


O adulto é uma mariposa pequena de cor cinza-amarelada com cerca de 20mm de envergadura. É uma praga polífaga que ataca mais de 60 espécies de plantas e prefere solos arenosos. A lagarta, que ataca plantas de até 35cm de altura, causa mais danos em períodos secos. O ataque pode deixar inúmeras falhas na lavoura.


Ciclo biológico: 48 dias dos ovos à fase adulta. Os ovos são colocados sobre as plantas ou no solo, e eclodem em dois ou três dias. A larva mede até 16mm, é esverdeada a amarelada e tem listras transversais marrons. A pupa é amarelada ou verde, depois, torna-se marrom e fica com a cor preta logo antes de virar adulto. A mesma lagarta pode atacar até três plantas durante o seu ciclo vital.


Partes afetadas: haste


Fases em que ocorre o ataque: no início do desenvolvimento, logo após a germinação da soja e pode se estender por 30 a 40 dias.


Danos: A larva entra na planta logo abaixo do nível do solo e cava uma galeria ascendente na haste. No orifício de entrada, tece casulos cobertos com excrementos e terra. As plantas atacadas pela lagarta-elasmo podem morrer logo ou ficar extremamente debilitadas, quebrando-se facilmente. Infestações severas provocam o aparecimento de falhas na lavoura.


Dicas para eliminar a praga: Em áreas com constantes infestações da praga, é recomendado o tratamento das sementes com inseticidas sistêmicos. Anos de seca requerem o uso de produtos com ação de contato e profundidade associado ao tratamento das sementes.



35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page