top of page
  • Foto do escritorFarmbox

Enfrente a ameaça da Cigarrinha do Milho com o Farmbox!

A cigarrinha do milho, cientificamente conhecida como Dalbulus maidis, é uma pequena praga que pode causar grandes danos às plantações de milho em diversas regiões do mundo. Originária das Américas, ela se alimenta da seiva das folhas do milho, causando danos significativos às plantas e reduzindo a produtividade das lavouras.

Com seu corpo delicado e coloração que varia do verde ao amarelo, a cigarrinha do milho pode passar despercebida em meio às folhas da planta. No entanto, sua presença pode ser detectada pelos danos que causa, como o enrolamento das folhas, o amarelecimento e o nanismo das plantas afetadas.

Além dos danos diretos causados pela alimentação das cigarrinhas, essa praga também são vetores de doenças virais que afetam o milho, como o enfezamento pálido e o enfezamento vermelho. Doenças que podem levar a perdas ainda maiores na produção, comprometendo a qualidade e a quantidade dos grãos colhidos.

Para o Engenheiro Agrônomo e Gerente Comercial do Farmbox, Renato Xavier, a implementação do Manejo Integrado de Pragas (MIP) é crucial para o eficiente controle da praga, promovendo práticas sustentáveis que equilibram o uso de agentes biológicos, controle cultural e químico, assegurando assim a produtividade agrícola de maneira responsável e ambientalmente consciente, preservando simultaneamente o valioso material genético das plantas.

O controle pode ser desafiador, uma vez que esses insetos têm alta capacidade reprodutiva e podem se dispersar rapidamente pela lavoura. Para Renato, o monitoramento eficiente é uma forma de minimizar o ataque da cigarrinha e ser mais assertivo no manejo. Nesse sentido, o uso do Farmbox pode auxiliar o produtor rural, identificando e separando por fase do inseto (ninfa e adulto), gerando mapas de infestação do alvo e seus estágios para aplicações localizadas, determinando a frequência adequada de visita nos talhões, avaliando a eficiência do manejo químico com o MIP, acompanhando a evolução da infestação da praga a nível de talhão e de todos os talhões da fazenda em única visualização, além de fornecer um histórico completo da praga na propriedade nas safras passadas.

É fundamental que os agricultores estejam atentos à presença da cigarrinha do milho em suas lavouras e adotem medidas adequadas de controle para proteger seus cultivos e garantir uma colheita saudável e rentável. Quer saber mais sobre o Farmbox? Peça uma Demonstração gratuita!



37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page